segunda-feira, 22 de julho de 2013

Opinião

Boa tarde leitores,
Hoje publico um texto de opinião e gostaria da saber o que vocês pensam sobre o tema:


Sou Fã dos Paulistanos

            São Paulo tinha tudo para ser uma metrópole fracassada: nunca foi a capital do país, recebeu muitos migrantes de regiões menos favorecidas e sem mão de obra qualificada. No entanto, quando pensamos nas maiores empresas do Brasil, nas 2 melhores universidades ou nos melhores restaurantes, não podemos deixar de pensar em São Paulo.
            "Não é que o paulistano goste de trabalhar, ele gosta é de ganhar dinheiro", disse uma vez o Dr. Gerson Ferreira, paulistano e de família baiana. Talvez o  paulistano seja um pouco mais consumista. Os homens conversam sobre lançamentos de carros e motos, e mostram que sabem das vantagens e desvantagens de cada modelo. As mulheres, comentam sobre a Dior, a Prada, que estão na Rua Oscar Freire. Esse espírito mais consumista alimenta a vontade de crescer profissionalmente e quem ganha é o próprio indivíduo e a receita da cidade.
            Na história da cidade, as colonizações no Século XX foram um fator que adicionou muito à cultura dos paulistanos. É fácil observar que nos estados onde houve maior colonização europeia, há menos coronelismo e os direitos do povo são mais reivindicados. Recentemente, a cidade de São Paulo se mostrou à frente das demais por iniciar protestos durante a Copa das Confederações. O movimento "passe livre", de fato, foi vitorioso em seu pleito. E qual foi o ingrediente para seu sucesso? Acredito que tenha sido a organização. Se os paulistanos combinarem de aparecer em uma praça pública de pijamas, pelo menos 2000 pessoas o fazem, como já aconteceu há 2 anos. Outra cena histórica de demonstração de insatisfação ocorreu quando o prefeito José Serra levou uma "ovada" no rosto.
       Outra curiosidade do estado de São Paulo é que muitas cidades do interior são mais desenvolvidas do que capitais como Goiânia ou Palmas.
              Em suma, o paulistano é audacioso, ambicioso (não confundir com ganancioso) e sonhador. Seu exemplo deveria encorajar todo o povo brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário