segunda-feira, 22 de outubro de 2018


Por trás da Moral está o Gene Egoísta


Por Bruno Pires


Quando um candidato à presidência diz que seria um terror “o pai chegar em casa e ver o Joãozinho brincando com boneca por influência da escola”, ele se justifica através de conceitos morais e religiosos, no entanto, a biologia está no cerne desta polêmica.
É fato que, apesar de aceitarem, a grande maioria dos pais não desejam que os seus filhos/filhas sejam homossexuais. Alguns justificam-se através de passagens bíblicas, outros comentam sobre as inúmeras dificuldades sociais que seus/suas filhos/filhas encontrariam. Isso acontece porque, infelizmente, o excelente livro chamado “O Gene Egoísta”, escrito pelo Zoólogo Richard Dawkins em 1976 é negligenciado pelos intelectuais e formadores de opinião do nosso país. Só para constar, a primeira vez em que apareceu a palavra “meme” foi neste livro. Ficou surpreso/surpresa?
Basicamente, o “O Gene Egoísta” traz o conceito de que não temos total autonomia sobre os nossos pensamentos e comportamentos, e que somos moldados pelo intuito reprodutivo dos nossos genes.  Esse conceito é bem aceito na Biologia, pois sabemos que todas as espécies se dedicam a três objetivos: alimentação, sobrevivência e reprodução. Nessa interpretação, o que a frase do candidato quer dizer é “eu quero ter netos/netas”, ou “quero que a minha linhagem se reproduza para sempre”. Pouquíssimos filhos/filhas homossexuais geram descendentes. Por isso, a homossexualidade é um pesadelo para muitas pessoas.
Mas existe uma grande ironia da natureza nessa questão. Estudos recentes mostram que existe um fator hereditário na homossexualidade, especialmente na masculina, ou seja, o pai e a mãe contribuem geneticamente (ou melhor, epigeneticamente) para a natureza do filho até neste aspecto [ https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23397798 ; https://www.livescience.com/25431-gene-regulation-homosexuality.html; https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20819009; https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15216426 ]. Então, o meu recado para um pai que culpa e agride o filho homossexual é que não foi o filho que inventou a sua própria sexualidade, ela foi herdada.
Quando falamos em religiões, existem conceitos curiosos em relação ao comportamento sexual. Em algumas religiões, é possível que um homem tenha várias esposas, mas não conheço uma religião em que a recíproca seja verdadeira. Da mesma forma, se um homem transar com 10 mulheres em um dia, ele é elogiado, mas se uma mulher transar com 10 homens em um dia, ela é criticada. Então, podemos concluir que os padrões religiosos e sociais são machistas? Novamente, você não está se lembrando da teoria do Gene Egoísta.
Se um homem transar com 10 mulheres e todas engravidarem, a possibilidade de ele ser o pai de todas as crianças que nasçam é alta. Logicamente, também saberemos quem são as mães de todas as crianças. Ou seja, não há confusão nesta situação. Então, vamos para a outra condição.
Se uma mulher transar com 10 homens e engravidar, a possibilidade de ela ser a mãe da criança é de 100%. Mas o problema será na identificação do único pai, caso nasça somente uma criança. Esta é a situação que as instituições religiosas tentam evitar, pois gera dúvidas quanto à linhagem genética e tudo o que vem no pacote, como recursos financeiros (leia-se maior possibilidade de alimentação e sobrevivência).
Sinceramente, eu lamento que os conhecimentos científicos e biológicos não façam parte dos debates sobre o comportamento humano, sendo que a primeira ciência a estuda-lo foi o braço da Biologia chamado “Etologia”.
A grande crise que envolve o comportamento da nossa espécie ocorre porque não queremos aceitar que somos animais como qualquer outro. Felizmente, desenvolvemos convenções que tornam as nossas sociedades mais desenvolvidas, mas é importante perceber que o princípio das leis sociais e religiosas implica na supressão do animal interior, incluindo a homoafetividade. Ficou na dúvida se isso faz parte da natureza? Então, digite no Youtube “leões gays” e você poderá ver que, apesar do grande símbolo da masculinidade animal ter várias fêmeas “à sua disposição”, em algumas vezes ele prefere um outro macho.
Ficou curioso? Aconselho que leia “O Gene Egoísta”, principalmente o capítulo “Você coça minhas costas, eu montarei sobre as suas”. https://amzn.to/2CTiUV7



Nenhum comentário:

Postar um comentário